O primeiro de muitos? Empresa cotada na NASDAQ compra 250 milhões de dólares em Bitcoin como hedge de inflação

O primeiro de muitos? Empresa cotada na NASDAQ compra 250 milhões de dólares em Bitcoin como hedge de inflação

A MicroStrategy investiu, segundo informações, 250 milhões de dólares em Bitcoin como parte de sua estratégia de alocação de ativos e como um hedge contra a inflação que se aproxima.

A MicroStrategy tornou-se a primeira empresa listada na NASDAQ a comprar a Bitcoin como parte de sua estratégia de alocação de capital planejada.

A Bitcoin é melhor do que dinheiro

De acordo com um comunicado de imprensa oficial na terça-feira (11 de agosto de 2020), a MicroStrategy comprou 21.454 BTC por $250 milhões. A empresa declarou que a Bitcoin Future, que é vista como um ativo de investimento, é a principal reserva da empresa em sua tesouraria.

A compra da BTC da MicroStrategy segue uma declaração anterior feita no final de julho. A empresa revelou que iria adotar uma estratégia de alocação de capital nos dois sentidos, que veria a compra de ações no valor de $250 milhões, e outros $250 milhões utilizados para investir em outros ativos.

Michael Saylor, CEO da empresa comentou sobre a decisão de optar pela Bitcoin, Segundo ele, a razão para investir na BTC era porque a principal moeda criptográfica tinha qualidades únicas que serviam como uma cobertura contra a inflação. Além disso, a Bitcoin proporcionou um retorno sobre o investimento (ROI) maior do que outros ativos.

Saylor deu outras razões para escolher o BTC ao invés de outros ativos de investimento, afirmando:

„Nosso investimento em Bitcoin é parte de nossa nova estratégia de alocação de capital, que busca maximizar o valor a longo prazo para nossos acionistas.

Este investimento reflete nossa crença de que a Bitcoin, como a moeda criptográfica mais amplamente adotada no mundo, é uma reserva de valor confiável e um ativo de investimento atraente com mais potencial de valorização a longo prazo do que a detenção de dinheiro“.

Enquanto isso, vários membros da comunidade criptográfica reagiram às notícias da compra da Bitcoin da estratégia Microstrategy. Erik Voorhees, CEO da Shapeshift via Twitter, afirmou que „a MicroStrategy é o Bitcoin Sign Guy deste ano“.

A empresa está listada na Nasdaq e sob o registro MSTR e ostenta uma capitalização de mercado de cerca de $1,3 bilhões.

Jogadores com Grandes Moedas Apostando no BTC

A adoção institucional continua sendo um dos pré-requisitos freqüentemente invocados para uma maior profundidade de penetração de criptografia.

Um negócio como a MicroStrategy mantendo o BTC como um ativo de investimento em seu balanço corporativo é provavelmente um passo preliminar em outras bolsas profundas entrando em posições Bitcoin, especialmente porque os bancos centrais continuam a estabelecer taxas negativas.

Tem havido um interesse crescente em moedas criptográficas por parte de investidores institucionais. Como relatado pela CryptoPotato em junho, um estudo realizado pela Fidelity Investments revelou que 36% dos investidores institucionais detinham moeda criptográfica, sendo a Bitcoin popular entre a maioria dos entrevistados.

Outro estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e pela empresa de ativos digitais Elwood Asset mostrou que o aumento de ativos sob gestão (AUM) dos fundos criptográficos em 2019 indicou um aumento no interesse institucional pela moeda criptográfica.

Além disso, o gerente de hedge funds Paul Tudor Jones II revelou que estava comprando Bitcoin para combater o aumento das taxas de inflação.